Sobre Mim

Auto caricatura

Auto caricatura

O meu nome completo é José Manuel Rodrigues Crispim Romão, tenho 54 anos, e sou professor de línguas.

Actualmente sou director pedagógico de um colégio particular situado em Alfragide.

Preocupo-me bastante com o ambiente que gira à volta do ensino, visto que não há um clima sossegado em torno de tudo o que diz respeito à educação. As escolas, os professores, a legislação criada pelos vários governos,  as alterações de programas, linhas programáticas gerais e objectivos educacionais que mudam com os governos e as alterações sociais produzidas nas últimas 5 décadas, provocaram um ambiente de desconfiança entre todos os agentes de ensino que não permite que os objectivos necessários ao nosso desenvolvimento enquanto país sejam alcançados.

Este blog serve apenas para me obrigar a reflectir sobre aspectos variados do ambiente educativo em Portugal, de forma a que possamos encontrar novos caminhos e definir novas perspectivas. Se os meus textos puderem ajudar tanto melhor. pelo menos, se forem lidos por alguém poderão criar uma discussão sobre as expectativas e representações do ensino por parte das famílias portuguesas. A maior parte dos meus artigos tentam mostrar como alguns aspectos, que por vezes são considerados menores, acabam por minar o trabalho de milhares de pessoas que lutam para que a educação em Portugal tenha sucesso.

Durante as minhas férias em Agosto, pensando na forma de dinamizar a utilização e integração das novas tecnologias nos níveis de ensino existentes no colégio que dirijo, resolvi criar uma outra área cujo objectivo será dinamizar o espírito da integração das novas tecnologias e servir de repositório de variadas ferramentas que estão continuamente a aparecer e que poderão vir a representar em vários aspectos o futuro do ensino, não só em Portugal, mas no mundo inteiro.

Nesta perspectiva sigo vários blogs de docentes de várias nacionalidades de forma a melhor poder ter a noção da forma como estes problemas são vistos noutros países.

Como projecto da última semana de Agosto, pretendo começar a escrever os leus posts em Português e Inglês, visto que, se me relaciono de várias formas com docentes de outros países, ao escrever apenas em português estou a tirar-lhes a possibilidade de me poderem ajudar nas minhas interrogações sobre pedagogia e ensino em geral.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s