Pensamentos do Dia

Hoje li, numa página de Facebook, frequentada por professores, uma entrada de um leitor queixando-se do nível de Língua Portuguesa usada nas respostas ali colocadas. Queixava-se a docente de que tinha vergonha de ali entrar devido à imagem que os próprios professores davam de si próprios, seja pelas afirmações, seja pelos erros de sintaxe, de ortografia.

E eu fiquei a pensar nisto durante todo o dia, no fundo da minha mente. E no entanto, a resposta a esta questão é tão simples… Não há área nenhuma da sociedade humana em que a massificação não acabe por baixar os níveis de qualidade, os níveis de imagem. E o que se passa no ensino acaba por ser apenas mais um exemplo disso mesmo.

Ser professor não implica ser uma pessoa diferente, mas implica ter um cuidado diferente na imagem que se transmite no nosso dia-a-dia. Porque nós somos os modelos. Para as crianças e jovens, mas também para os pais.

Já é suficientemente duro que haja pais que não compreendam o papel do professor quando ele avalia as crianças. Acham sempre que eles estão contra os filhos e não percebem que o professor tem um papel pedagógico, ao chamar a atenção para os desvios de atitude das crianças, os quais terão uma consequência direta nas suas aquisições.

E isto deixa-me triste, profundamente triste. Não estamos a trilhar os caminhos certos para uma correta educação dos nossos jovens. A fatura será paga tarde, muito mais tarde.

escolafutura

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Educação. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s