E viva o eucalipto!

No outro dia, ao vaguear entre as vulgares notícias online dos jornais diários, dei com um artigo que me deixou surpreendido, pois não estava à espera:

http://jornal.publico.pt/noticia/16-07-2012/governo-quer-acabar-com-barreiras-ao-eucalipto-24906854.htm

Talvez para o normal lisboeta este assunto não levante quaisquer dúvidas pois, pelo menos para já, não põe em causa o seu emprego, nem lhe dá nenhum benefício visto que não pode plantar eucaliptos na varanda.

No entanto, para uma pessoa nascida na província, no “campo” como se costumava dizer antigamente, esta notícia faz-me temer o pior. Eu ainda sou do tempo em que se valorizavam outras árvores, que eram aliás bem mais importantes na nossa paisagem.

Qualquer pessoa de média inteligência percebe que o facto de o governo querer alterar a legislação sobre a plantação de eucaliptos em qualquer área mesmo em área ardida só vai ter dois tipos de consequência: o primeiro é mais material para as portuceis, logo um valor mais baixo no custo da matéria prima; o segundo é uma maior frequência de incêndios logo que as temperaturas subam…É que, queimando as árvores existentes, já podem plantar as árvores que lhes darão mais dinheiro mais rapidamente.

E se forem verificar bem, os fogos dão mais em áreas de pinheiro ou outras árvores…por que será? http://expresso.sapo.pt/eucaliptar-portugal=f740286

Todos sabemos que as crianças fazem asneiras porque isso lhes traz benefícios imediatos. No entanto todos assumimos como necessário que haja educadores ( pais e professores) que lhes possam fazer compreender que nem sempre o mais desejado é o mais correto. E que por vezes as consequências (dos desejos) podem ser muito graves… Só irão dar por isso muitos anos depois…

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Mentalidades. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s