Concurso de Criatividade na Escola

CONCURSO DE CRIATIVIDADE

 

Actividade em Família

Hoje em dia, todos sabemos que a vida profissional dos pais e a vida escolar dos filhos provoca dias de semana agitados, frenéticos sem grande tempo para que pais e filhos desenvolvam actividades em família que possam funcionar como um cimento em termos afectivos e emocionais e que , por outro lado, estabeleçam uma ponte entre as aprendizagens na escola e as aprendizagens de vida em família.

 

Espírito Empreendedor e Criativo

Por outro lado, o tipo de sociedade em que vivemos leva-nos muito mais a sermos espectadores em vez de participantes. Um dos grandes problemas do Portugal de hoje é precisamente a não existência de uma estratégia horizontal a todas as actividades educativas que tenha como objectivo o desenvolvimento do pensamento crítico, do pensamento divergente e de uma capacidade criativa e inovadora. Aliás, na minha opinião, esta falta de estratégia é a que faz com que a mentalidade do português comum seja a de trabalhar sob o comando de outros, fugindo a tudo o que possa levemente lembrar empreendedorismo ou criatividade.

 

Estratégias a Encontrar

Não há grandes respostas em termos nacionais a esta situação. Todavia, se pensarmos na comparação do nosso país com outros países, facilmente chegamos à conclusão que, no final de um curso superior ou mesmo do secundário, o que passa na cabeça de um estudante português é “arranjar um bom emprego”, tanto melhor se for na função pública. Não passa na cabeça dele trabalhar individualmente ou em conjunto na criação de uma empresa de forma a poder dar corpo às noções e ideias criativas que terá desenvolvido ao longo da sua formação.

 

Dificuldades Estruturais

Quando pensamos em actividades para o desenvolvimento da criatividade imediatamente nos vem à mente um espaço próprio, tipo oficina, laboratório ou atelier. Por outro lado, ainda, o tipo de vida social e familiar na cidade, vivendo em apartamentos, faz com que não seja habitual haver um local privilegiado para a criação e para os trabalhos manuais e que permita o desenvolvimento de actividades características de um espírito criador, inventivo ou experimentador.

 

A Nossa Proposta

Por estes motivos, enquanto escola, somos responsáveis não apenas por apontar o problema, mas também por tentar encontrar estratégias para a sua resolução. È nesta perspectiva que vimos propor este concurso de criatividade, de forma a que, com bastante tempo, pais e filhos tenham uma ideia, a desenvolvam, construam os seus protótipos e os apresentem num dia designado para o efeito, no fim do ano.

 

Projecto Família Criadora

O que se pretende então? Pretende-se que a família projecte um veículo automóvel, que deve construir com materiais de desperdício, com um determinado tamanho máximo e mínimo, e que se mova por si próprio, ou seja, que tenha um sistema de propulsão capaz de fazer deslocar o veículo, sem qualquer ajuda ou empurrão por parte dos seus construtores.

 

O veículo terá de conseguir percorrer uma pista com um comprimento de 6 metros, podendo usar qualquer tipo de energia. Todavia, a principal característica de avaliação do projecto será a sua originalidade, seja no “design” ou nas propostas de propulsão.

 

De seguida estão indicadas as regras a aplicar na avaliação dos projectos:

 

Tipo de veículo: 4 rodas

Material usado na sua construção: Materiais de Desperdício

Comprimento: mínimo 25 cm / máximo 40 cm

Largura: a largura não deve ser inferior a um terço nem superior a dois terços do comprimento

Propulsão: qualquer uma, desde que o carro se consiga mover por si próprio, sem ajuda externa

Requisitos de movimento: Tem de percorrer uma pista com início e meta indicados, com a extensão de 6 metros, devendo o corpo do carro ser posicionado sem pisar o risco de partida e ultrapassar completamente o risco de Meta

Durante a prova, apenas o aluno poderá estar junto do veículo.

Cada família deverá ter um nome de equipa

O aluno que apresentar o projecto deverá ter um T-shirt vestida com o nome da equipa

 

Nota: são permitidos pequenos motores eléctricos do tipo dos que são usados para pequenos brinquedos; os veículos deverão todavia ser totalmente construídos. Não se aceitam chassis de carros de brinquedo ou telecomandados.

 

Avaliação dos Projectos Participantes

No dia da prova, haverá um júri que terá obrigatoriamente de ser composto por um docente do nosso colégio, um pai e um elemento estranho à escola, com formação na área prática da engenharia e/ou docente das áreas tecnológicas.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s