Educação: Um campo de batalha

Este artigo é apenas uma reacção a um artigo que li no PROFBLOG…

E resolvi escrever este artigo porque já há algum tempo que me entristece todo um conjunto de informação e contra-informação que é difundida nas redes sociais, principalmente no Twitter, no Facebook e em alguns blogs da responsabilidade de professores.

E esta situação entristece-me porque acabam por  se confundir iniciativas, com as quais as pessoas podem estar de acordo ou em desacordo ( ainda vivemos numa democracia ), com posições políticas partidárias ou então em muitos casos ultimamente, com a perseguição a tudo o que cheira a Sócrates.

Só posso referir-me assim a este ponto porque são muitos os exemplos de que não são os processos que estão em causa, mas sim atingir uma única pessoa. Que se concorde ou não com a pessoa, aceito. Que se possam escrever artigos explicando o que se considera mal e a forma como deveria ter sido feito, também aceito.

Agora, como educador, não posso aceitar que se critiquem processos e se façam afirmações que não só não são comprovadas, como muitas delas se resumem apenas a argumentos  ad hominem.

Refiro-me ao artigo escrito no PROFBLOG pelo professor Ramiro Marques, o qual depois acaba por receber comentários que em nada dignificam o blog. Refiro-me ao facto de se fazer uma afirmação na qual se pretende dar a ideia de que os computadores Magalhães são anti-pedagógicos… E um dos comentários de um professor refere que não pode usar os Magalhães porque a sua sala de aula só tem duas tomadas…

Não vale a pena dizer mais ou pôr mais na cartilha como se dizia antigamente. De facto com alguns professores não vale a pena o Ministério preocupar-se com a distribuição de computadores. É uma pena que não haja criatividade para que os alunos os possam usar correctamente, para pesquisa, para trabalhos, para aprenderem…

Um facto apenas (ainda) me alegra: é que ainda há professores que não pensam assim e que se esforçam diariamente para participarem num processo que tem tudo para ser um processo ganhador. Pelo menos eu conheço alguns.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Magalhães. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s