Vamos Trabalhar com o Magalhães – III

E mais uma semana passou. Após cerca de um mês de aulas com os Magalhães em três turmas diferentes ( 2º, 3º e 4º anos), chegámos a um ponto em que tivemos de parar um pouco, reter os Magalhães todos de forma a podermos configurá-los.
Então qual era o problema?
Não era apenas um problema, mas antes vários problemas. Por um lado, não é fácil estar a planificar aulas em que supostamente todos os alunos devem trazer os seus Magalhães e quando chegamos à aula, 7 ou 8 alunos nem se lembraram. Implica imediatamente estratégias que podem passar por agrupar alunos 2 a 2 ( nem sempre a melhor solução pois cria focos de desatenção ), ou então usar os Magalhães da turma do lado, emprestados.
Após esta primeira peripécia, ainda estão para vir outras: computadores que ficam lentos porque começam a fazer actualizações automáticas que podem demorar mais de meia hora para além de sobrecarregarem a rede wireless…, ou antivírus que, de repente, começam a fazer o scan do disco…computadores emprestados, mas que têm passwords de entrada, enfim!
Por isso foi desta que eu decidi que íamos reter os computadores Magalhães ( os pais foram avisados por mail) e desde Quinta-feira que fiquei com os olhos em bico, não só por causa do tamanho do écran, mas também por causa do tamanho dos meus dedos e dos erros de dactilografia que isso causa… Mas foi por uma boa causa. Vamos verificar amanhã se o resultado é positivo ou não.
Entretanto temos alguns pais que duvidam dos benefícios das aulas com o apoio do Magalhães, pois parece-lhes que estamos a dar aulas de informática dentro do horário lectivo e estamos a roubar tempo ao programa…
Bem… Podemos apresentar alguns resultados das tarefas que foram apresentadas. Esta semana foi desenvolvido um problema de cálculo matemático cujos objectivos eram, por um lado, a discussão do que é ser criativo e empreendedor e por outro o desenvolvimento do raciocínio e cálculomatemático.
Apresento aqui a tarefa que foi apresentada aos alunos e as fichas de trabalho do Excel que eles desenvolveram para fazerem as contas, visto que o objectivo não era a operacionalização das contas, mas o raciocínio que tinha de estar por trás.
Tarefa de língua Portuguesa: http://colegioalfragide.grupolusofona.pt/newsletters/abelha.pdf
Resultados dos alunos do 3º ano: http://colegioalfragide.grupolusofona.pt/newsletters/Presentations/Abelha3/index.html
Resultados dos alunos do 4º ano A: http://colegioalfragide.grupolusofona.pt/newsletters/Presentations/Abelha/index.html
Resultados dos alunos do 4º ano B: http://colegioalfragide.grupolusofona.pt/newsletters/Presentations/Abelha2/index.html
Tarefa de Cálculo Matemático: http://colegioalfragide.grupolusofona.pt/newsletters/limonada.pdf
Exemplo da folha de cálculo de um aluno: http://colegioalfragide.grupolusofona.pt/newsletters/limonada_contas_4%C2%BAano.pdf
Entretanto um amigo propôs algo que se vai tornar uma surpresa para as aulas com os Magalhães e a gestão de actividades em sala de aula. Proximamente darei mais notícias sobre essa surpresa que por enquanto ainda é segredo…
Esta semana vamos experimentar a internet: organização de um texto com imagens a partir de pesquisa feita online (busca online de imagens em sites predefinidos).
Boa semana de trabalho.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Magalhães. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s