Vamos trabalhar com o Magalhães!

Lembrei-me de vir aqui apresentar-vos os resultados das minhas diligências sobre o desenvolvimento de iniciativas tendentes a convencer os docentes do 1º ciclo na minha escola a usarem o computador Magalhães em sala de aula.

Vou tentar ser sucinto e explicar os passos dados para atingirmos esse objectivo.

1. Consciência do software e capacidades do computador Magalhães

Tenho de dizer em primeiro lugar que a escola que dirijo é uma escola particular que tem a valência de 1º ciclo entre outras. Até ao momento em que li aqui no Interactic que o computador Magalhães “até tinha umas coisas interessantes e que valia a pena tentar desenvolver iniciativas para o usar em sala de aula”, não dei por nenhuma iniciativa por parte do ministério, DREL ou qualquer outro organismo em dar formação de forma a que se ultrapassassem estas dúvidas.

Quando percebi que de facto havia vantagem em tentar pôr os Magalhães a funcionar, resolvi instalar um router wireless para que a rede Lan já existente se pudesse desmultiplicar e permitisse a ligação de computadores portáteis à rede.
Conseguido esse aspecto, passei ao seguinte que era descobrir qual o software que tinha de ser instalado nos computadores dos professores para que pudessem usar o software  e-learning classmate. Consegui isso aqui mesmo no interactic através de uma colega simpática que me deu o link que eu passo a colocar aqui também para quem
esteja interessado: http://www.crie.min-edu.pt/index.php?section=11

2. Aprendizagem e utilização do software

Mas não desisti e resolvi ser eu a dar o passo seguinte, ou seja, contactar os pais, pedir aos alunos para trazerem os computadores num dia certo da semana e começámos por perceber primeiro quais as condições em que se encontravam os computadores e qual a forma como se conseguiam ligar à rede wireless do colégio. E assim dei a primeira aula ainda na última semana de Dezembro a qual surtiu efeito e funcionou como um estímulo para espevitar a curiosidade dos docentes.

Desta forma, juntamente com outras formações dedicadas ao Moodle, juntei-me com os docentes do 1º ciclo e fizemos algumas experiências, sem grande sucesso durante o período das férias de natal. Mas em cada sessão e em cada momento ia-se conseguindo sempre alguma coisa de positivo o que me deu também alento para continuar.

3. 2º Período e as aulas do Magalhães

Vamos então às aulas. Quais foram os problemas com que me deparei? Muitos e tem sido complicado resolvê-los a todos, mas neste momento a maior parte está já resolvida. Vamos por partes. Os principais problemas foram os seguintes:

a)      Muitos alunos tinham desinstalado o software da Microsoft Office;

b)      Outros tinham desinstalado o software e-learning classmate;

c)       Muitos alunos tinham alterado as configurações base da placa wireless quando configuraram a ligação wireless em casa, ficando com um IP fixo, o de casa, o que fazia com que cada computador fosse um problema para conseguir que reconhecesse a rede wireless do colégio.

d)      Outros alunos desinstalaram o programa de protecção parental, com a participação dos pais, o que faz com que tenham acesso livre à internet com os problemas que daí podem advir.

4. Momento actual

Neste momento estamos no início da segunda semana de Fevereiro e já foram dadas 4 aulas ( uma por semana ) a cada uma das turmas do 2º, 3º e 4º anos ( o 1º há-de esperar e desesperar pelos computadores Magalhães este ano ), tendo-se conseguido já os seguintes resultados:

a)      Na turma do 4º ano estão já a trabalhar em velocidade cruzeiro com tarefas preparadas e distribuídas aos alunos no início da aula usando o sistema do e-learning classmate de envio de ficheiros pelo professor . Todas as situações de alterações de configuração foram resolvidas repondo o sistema a partir das pens de reposição fornecidas no ano
anterior para resolver o problema de alguns computadores;

b)      No 3º ano, houve alguns problemas com as configurações da rede wireless e com o software de alguns alunos, mas estão já ultrapassados e a trabalhar em velocidade cruzeiro. Uma tarefa por semana.

c)       No 2º ano, embora os alunos tenham aulas de informática inseridas no seu dia-a-dia, há ainda muitas dificuldades de utilização, principalmente porque não sabem ainda usar os programas, não têm treino de Word, demoram muito a escrever no teclado e todas as tarefas de recepção e envio de ficheiros ao professor são uma confusão muito grande.
Todavia em cerca de uma hora conseguem receber uma tarefa para a realização de uma composição a partir de um conjunto de imagens, fazer o rascunho da composição, passá-la no processador de texto, corrigir os erros e enviar o
ficheiro para o computador do docente, o que é um objectivo conseguido.

5. Objectivos seguintes

Pretendo agora tornar as aulas pré-programadas de Magalhães numa forma de desenvolver a literacia tecnológica destas crianças. Pretendo que usem o texto, a imagem e o som, em documentos criados na internet, tipo GlogVoicethreadVoki ou outros e perceberem quais as  potencialidades que estas ferramentas lhes proporcionam e os produtos que eles conseguem produzir com elas.

Aconselho vivamente todos os colegas a darem os passos que eu dei. Se precisarem de ajuda em alguma coisa que eu possa fazer, estejam à vontade para me contactarem e tirarem dúvidas. Se há alguns aspectos em que a ajuda remota é difícil, há outros em que com alguma paciência tudo se consegue. Pretendo ver se consigo colocar à disposição dos colegas alguns screencasts sobre a utilização do e-learning Classmate de forma a perceberem quão fácil se torna a sua utilização.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Magalhães. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s