Vamos trabalhar com o Magalhães! II

Percebi que o artigo que aqui coloquei sobre as aulas que estamos a desenvolver na minha escola usando o computador Magalhães foi bem acolhido, havendo vários colegas que me deram os parabéns pela iniciativa.

Houve mesmo um colega que referiu que também estava a desenvolver actividades com os alunos dentro do site http://escolinhas.pt. Também já estamos inscritos no site mas ainda não colaborámos com nenhuma iniciativa, pois o acesso através do Magalhães implica que eu aceda ao programa de controlo parental e adicione o link do site para todos os alunos, o que vai implicar algum tempo.

No entanto, fiquei a pensar na forma como esta iniciativa nossa pode ter alguma valia até como estudo de caso para que outros colegas nos dêem achegas sobre a forma como estamos a conduzir o processo, ou então que sirva de incentivo para que outros colegas possam iniciar actividades com os seus alunos.

Venho por isso narrar a forma como a primeira actividade foi desenvolvida (  3ª aula, visto que as duas primeiras foram ocupadas com os problemas de configuração dos computadores ) e os resultados que temos vindo a obter junto das crianças.

Actividade de Composição a partir de Imagens.

Decidi criar uma tarefa que seria totalmente feita pelas crianças sem a intervenção do professor durante a aula.
Pretendia assim verificar:

1.  facilidade de utilização de um processador de texto,
2. agilidade de dactilografia ( tempo que levou o aluno a escrever ),
3. necessidade de uso de rascunho pelos alunos
4. Facilidade com que usavam as características permitidas pelo e-classmate de enviar e receber documentos

O texto que eu enviei aos alunos foi este:

Depois de receber os trabalhos, corrigi-os, tentando não interferir  com a criatividade dos alunos.

Nos casos em que se impunha, publiquei a versão não corrigida do aluno e depois a versão após correcção. Nos casos de composições mais elaboradas e com menos necessidade de intervenção, corrigi apenas pequenas situações de pormenor e não usei versão corrigida porque não valia a pena.

Pretendo agora na próxima aula enviar-lhes o documento powerpoint que aqui deixo no sentido de eles avaliarem:

1.  a sua escrita e os erros que deram ou a desorganização das suas ideias;
2. Compararem com os textos produzidos pelos colegas;
3. Entenderam a racionalização implícita na criação de um texto a partir de imagens;
4. Perceberem como devem proceder ao alargamento de ideias e conceitos partindo de pormenores básicos.

Estes foram os powerpoint produzidos a partir dos textos enviados por eles:

Aproveito também para fazer publicidade de uma aplicação de nome iSpring Free que permite produzir documentos em flash ( como estes que aqui apresento ) a partir de uma apresentação powerpoint, os quais são muito mais “leves” que a própria apresentação.

Fico à espera dos vossos reparos e ideias.
Anúncios
Esta entrada foi publicada em Magalhães. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s