PLN e PLE

É impressionante o poder que dois novos conceitos têm vindo a ganhar nesta era da web 2.0.

Para muitos professores, especialmente em Portugal, este conceito é novo e muitas pessoas nunca ouviram falar dele, embora seja bastante simples: os professores não estão sozinhos! Eles podem trocar opiniões, participar em comunidades, para pedir opinião aos seus colegas desde os curricula ao comportamento em sala de aula, planificação de aulas, e uma comunicação simples do tipo “Olá Mundo! Eu estou aqui e quero interagir com convosco, educadores de todo … ”

E foi assim que surgiram dois novos conceitos: PLN e PLE

PLN significa Personal Learning Network e implica que, como professores, podemos ligar-nos  a outros educadores e estabelecer com eles um canal de comunicação, trocando princípios, pontos de vista, experiências, pedir conselhos, dar conselhos e aprender muito no processo, tornando-nos melhores professores, melhores educadores, com uma melhor visão do que está a acontecer em todo o mundo. Este é o princípio da globalização  aplicada à filosofia educacional  e ao trabalho dos professores e à forma como eles interagem em rede.

O outro conceito é PLE: Personal Learning Environment, e não é menos importante do que o primeiro. Porque, como aprendemos com os demais, deparamo- nos com novos instrumentos, novos blogs, novas ideias que implicam que vivermos nesse meio. E isso é importante porque cria a nossa própria maneira de viver, de pensar e de ensinar.

Este é o tema deste artigo por causa da minha experiência nos meses de Dezembro e Janeiro. Na minha luta para o desenvolvimento de novas formas de ver a integração da sala de aula na pequena escola particular onde eu tenho a honra de ajudar os meus colegas professores e educadores em geral,  decidi dar o mergulho que eu nunca tinha tentado: entrei numa comunidade maravilhosa, de que eu ouvi falar na minha PLN. Lá eu fiz dois cursos on-line, onde encontrei um sem número  de outros educadores, provenientes de todo o planeta. Isso deu-me a imagem real do que está a acontecer na educação em todo o mundo.
É uma mudança real e é cada vez mais forte com o tempo que passa. Eu realmente incentivo todos os professores  portugueses (e outros também) para se inscreverem  e mergulharem numa experiência sem igual. E digo-vos que vão sentir-se maravilhosamente recompensados quando terminarem esses cursos e verificarem que criaram novas amizades, fizeram uma introspecção à vossa experiência como educadores e ficaram mais fortes dará os novos desafios que se avizinham.
Tentem os seguintes links:  http://www.integrating-technology.com , http://edupln.ning.com/ , http://tech-in-ed.ning.com/ , http://wikieducator.org/Main_Page .

Em Portugal temos http://interactic.ning.com/ . E decerto virão ainda a conhecer outros que eu não conheço ainda e que talvez venha a conhecer através de si, meu leitor, ao entrar na minha PLN.

Esta entrada foi publicada em século XXI. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

