PLN e PLE

É impressionante o poder que dois novos conceitos têm vindo a ganhar nesta era da web 2.0.

Para muitos professores, especialmente em Portugal, este conceito é novo e muitas pessoas nunca ouviram falar dele, embora seja bastante simples: os professores não estão sozinhos! Eles podem trocar opiniões, participar em comunidades, para pedir opinião aos seus colegas desde os curricula ao comportamento em sala de aula, planificação de aulas, e uma comunicação simples do tipo “Olá Mundo! Eu estou aqui e quero interagir com convosco, educadores de todo … ”

E foi assim que surgiram dois novos conceitos: PLN e PLE

PLN significa Personal Learning Network e implica que, como professores, podemos ligar-nos  a outros educadores e estabelecer com eles um canal de comunicação, trocando princípios, pontos de vista, experiências, pedir conselhos, dar conselhos e aprender muito no processo, tornando-nos melhores professores, melhores educadores, com uma melhor visão do que está a acontecer em todo o mundo. Este é o princípio da globalização  aplicada à filosofia educacional  e ao trabalho dos professores e à forma como eles interagem em rede.

O outro conceito é PLE: Personal Learning Environment, e não é menos importante do que o primeiro. Porque, como aprendemos com os demais, deparamo- nos com novos instrumentos, novos blogs, novas ideias que implicam que vivermos nesse meio. E isso é importante porque cria a nossa própria maneira de viver, de pensar e de ensinar.

Este é o tema deste artigo por causa da minha experiência nos meses de Dezembro e Janeiro. Na minha luta para o desenvolvimento de novas formas de ver a integração da sala de aula na pequena escola particular onde eu tenho a honra de ajudar os meus colegas professores e educadores em geral,  decidi dar o mergulho que eu nunca tinha tentado: entrei numa comunidade maravilhosa, de que eu ouvi falar na minha PLN. Lá eu fiz dois cursos on-line, onde encontrei um sem número  de outros educadores, provenientes de todo o planeta. Isso deu-me a imagem real do que está a acontecer na educação em todo o mundo.
É uma mudança real e é cada vez mais forte com o tempo que passa. Eu realmente incentivo todos os professores  portugueses (e outros também) para se inscreverem  e mergulharem numa experiência sem igual. E digo-vos que vão sentir-se maravilhosamente recompensados quando terminarem esses cursos e verificarem que criaram novas amizades, fizeram uma introspecção à vossa experiência como educadores e ficaram mais fortes dará os novos desafios que se avizinham.
Tentem os seguintes links:  http://www.integrating-technology.com , http://edupln.ning.com/ , http://tech-in-ed.ning.com/ , http://wikieducator.org/Main_Page .

Em Portugal temos http://interactic.ning.com/ . E decerto virão ainda a conhecer outros que eu não conheço ainda e que talvez venha a conhecer através de si, meu leitor, ao entrar na minha PLN.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em século XXI. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s