Hello world!

Olá boa noite.

Decidi criar um blog. Nem sei bem o que me levou a fazê-lo. Nem pretendo ser uma qualquer espécie de guru que aparenta ser o detentor da verdade por oposição a todos os outros. Talvez pretenda antes expressar o que sinto em relação ao que se passa no ambiente que anda à volta da educação. Talvez seja uma forma de me obrigar a pensar o que faço, o que acontece à minha volta e a forma como eu reajo.

A  causa próxima para o fazer foi uma brincadeira entre amigos sobre a criação de um blog com situações caricatas acontecidas no relacionamento dos pais com a escola ( ou escolas ). Todavia, penso que isso será apenas aflorar a ponta do “iceberg”, pois o que está verdadeiramente em causa é a representação que a maior parte das pessoas fazem da escola, do papel dos professores, assim como as verdadeiras expectativas em relação ao que significa “andar na escola”.

Pensando nestes assuntos, como já disse atrás, comecei a passar para o  papel um conjunto de casos caricatos, para publicação.  Mas eles são tão caricatos que receio que não sirvam para repensar o papel da escola. Neste ano lectivo 2008/2009  já houve tantas situações que saltaram dos bancos das escolas para a informação pública, muitas vezes caricaturizadas, e que foram maltratadas. Usadas e abusadas por uma imprensa sedenta de sangue e que não se importa de crucificar quem quer que seja apenas para obter audiências. Acabaram por ser esquecidas sem que se tenha feito uma leitura mais profunda desses sinais e aproveitado para modificar procedimentos e chamar a atenção para o mal-estar existente nas escolas. Porque é disso que se trata: sinais de um mal-estar, de uma incompreensão do que é a escola, da relação negativa aluno-professor e da falta de  bom senso por parte de muitos dos agentes participantes.

E por aqui me fico hoje. Prometo trazer assuntos para pensar e gostaria que os meus pensamentos pudessem catalizar trocas de opiniões e discussões com o único objectivo de alterar a mentalidade das pessoas, a situação das escolas, dos professores, da educação e da aprendizagem.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Educação, Uncategorized com as etiquetas . ligação permanente.

Uma resposta a Hello world!

  1. Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s